A Urologia é uma vasta especialidade médico-cirúrgica que trata não só o trato urinário masculino e feminino, mas também o trato genital masculino.
Apesar de a Urologia ser classificada como uma especialidade cirúrgica, o conhecimento da medicina interna, pediatria, ginecologia e outras especialidades são um requisito obrigatório para o Urologista.
Então o Urologista, é não só um Médico mas também um Cirurgião, tendo por isso um conhecimento amplo das várias terapêuticas médicas e das inovações tecnológicas, geralmente associadas a técnicas minimamente invasivas.
O desenvolvimento da inúmera tecnologia permitiu que o tratamento das variadas patologias urológicas fosse extremamente diversificado. Pode não só englobar o tratamento médico com a utilização de diversos medicamentos, mas também a realização de intervenções cirúrgicas, através de cirurgia aberta, laparoscópica e endoscópica. Estes últimos procedimentos são minimamente invasivos, com menor agressão para o paciente, que deve ser sempre a prioridade do urologista.